Pequeno-almoço “BOM DIA”

A beterraba é um alimento funcional com ação anti-inflamatória devido ao seu conteúdo em betaína. Tem outros fitonutrientes benéficos para a saúde, principalmente betacianina que está presente na beterraba quando crua e cuja ação anti-cancro está cientificamente comprovada. Além disso, é fonte de ácido fólico, zinco, ferro, sódio, manganês, potássio e vitaminas C, B1, B2, B5, fibras, antioxidantes e açúcares. É um alimento versátil que pode ser consumido cozido em sopas, estufado com outros legumes, em puré e cru em sumos, sanduíches e saladas.

Pequeno-almoço “Bom Dia”: Sumo de abacaxi e beterraba + ovos mexidos com queijo fresco + pão de cereais

Para 4 pessoas:

Preparação do sumo: 1 beterraba descascada + 4 fatias grossas de abacaxi + 600 ml de chá a gosto + folhas de hortelã fresca. Bater tudo numa trituradora, coar e juntar as folhas de hortelã para aromatizar.

Preparação dos ovos: Corte 2 queijos frescos em quadrados pequenos e junte a 6 ovos já batidos. Aqueça um fio de azeite numa frigideira anti-aderente/porcelana e frite os ovos, mexendo bem. Tempere com pouco sal. Sirva com fatias de pão de cereais.

Notas:

  • O sumo deve ser bebido de imediato, não deve ser feito com antecedência e o que sobrar não deve ser guardado. Faça só a quantidade necessária.
  • Pode substituir o queijo fresco por 1/2 requeijão ou 100 g de queijo ricota ou cottage
  • Pode substituir o ananás por cenoura ou por maçã

Lembrete – Já segue o blogue por e-mail? 

por: Sofia A. Rodrigues, nutricionista

One thought on “Pequeno-almoço “BOM DIA”

Deixar uma resposta