Cuide da sua pele através dos alimentos

nutri e peleA pele é o maior órgão do corpo e também o mais pesado, representando cerca de 15% do peso corporal. É um órgão complexo cujas principais funções são a proteção do organismo das “ameaças” físicas externas, a sensação táctil, a regulação térmica, a proteção contra a desidratação e a produção da vitamina D. 

A pele é o órgão mais visível de todos e, talvez por isso, seja aquele que reflete com maior rapidez o estado de saúde ou doença da pessoa. Por isso, a pele é um bom indicador da qualidade da alimentação. A uma má nutrição corresponde, na maior parte dos casos, uma pele seca, baça, sem brilho e precocemente envelhecida.

Além dos cuidados básicos de proteção solar, redução do stress, hidratação, exercício físico regular, ausência de hábitos tabágicos, tempo adequado de descanso/sono, entre outros, para que a pele se mantenha jovem e bonita durante o maior período de tempo possível, é necessário que diversos nutrientes façam parte da alimentação diária como, por exemplo, vitaminas A, C, E, complexo B, ácido fólico, zinco, selénio, antioxidantes, bioflavonóides, carotenóides, magnésio, silício, coenzima Q10, cobre, ómega-3, 6, 9 e água.

Na última década têm sido feitos diversos estudos que relacionam a alimentação e o estado da pele (ao nível da derme). Sabe-sepineapple papaya smoothie atualmente que o envelhecimento precoce da pele está associado às dietas restritivas e desequilibradas, como aquelas que desaconselham o consumo de frutos, legumes/verduras, e às dietas com um consumo frequente de fast-food (alimentos densamente calóricos). Só uma alimentação correta e adequada pode satisfazer todas as exigências e necessidades da pele. Lembre-se que não vale a pena gastar dinheiro a comprar o melhor creme anti-rugas ou o melhor creme hidratante se não investir primeiro no que é mais importante: a sua alimentação!

Dê um novo brilho à sua pele com este sumo:

  • 1 fatia fina de abacaxi
  • ½ papaia
  • 1 fatia fina de pimento encarnado
  • 1 colher de sopa de flocos de aveia
  • 1 colher de sopa de sementes de linhaça dourada
  • 150 ml de bebida de amêndoa

Triture todos os ingredientes e beba fresco. Bom apetite!

Por: Sofia A. Rodrigues, Dietista e Coach Nutricional

A alimentação é o mais importante investimento em saúde! 

Deixar uma resposta