A moda da Tapioca

A tapioca está na moda! Se pensa que é só no mundo da roupa, dos acessórios e da maquilhagem que, semestralmente, as tendências mudam, engana-se! Também na alimentação há tendências que, sem se saber muito bem como,  aparecem de repente e se tornam muito trendy. Foi o que, nos últimos meses, aconteceu com a tapioca.

A tapioca é uma farinha refinada, de textura mais ou menos granulada, feita à base de fécula de mandioca. Tem a sua origem no nordeste brasileiro onde durante séculos foi a base da alimentação dos indígenas e mais tarde dos escravos, sendo um dos maiores símbolos gastronómicos da região.

É um alimento rico em hidratos de carbono (principalmente amido), essenciais para o funcionamento geral do organismo, algum zinco e potássio. Fornece energia de forma rápida, apresentando um índice glicémico elevado e, embora seja recomendado de um modo quase viral na internet, associado a regimes dietéticos para a perda de peso , na verdade, se o seu consumo não for moderado pode provocar o efeito inverso.

Dependendo do tipo de uso, a tapioca apresenta quatro grandes vantagens : 1) é isenta de glúten, o que a torna apta para ser consumida por doentes celíacos e intolerantes ao glúten; 2) é barata e muito acessível à maior parte da população; 3) fornece energia rapidamente sendo uma excelente alternativa para quem pratica alguma atividade profissional fisicamente exigente ou exercício físico intenso; 4) é versátil e fácil de cozinhar.

São precisos apenas três ingredientes e cinco minutos para fazer uma receita simples e deliciosa de tapioca que vai conseguir agradar aos paladares mais exigentes. Experimente fazer estas “Pérolas da Maçã e Canela” e use-as para o seu pequeno-almoço ou lanche (ou de toda a família, incluíndo crianças a partir de 1 ano). Pode ainda juntar fruta fresca, frutos secos, sementes, flocos de cereais integrais ou iogurte, personalizando a receita ao seu gosto.

Pérolas de maçã e canela (6 doses):

  • 300 ml de sumo de maçã (natural ou 100%);
  • 4 colheres de sopa de tapioca (granulada média);
  • 1 colher de sobremesa de canela.

Leve um pequeno tacho ao lume com todos os ingredientes. Quando começar a ferver, coloque o lume no mínimo e deixe cozinhar durante 5 minutos. Vá mexendo sempre para descolar a tapioca  e não pegar ao fundo do tacho (também pode usar um robot de cozinha: velocidade baixa, 100 ºC).

Coloque em taças individuais e deixe arrefecer completamente (4 a 5 horas) ou até obter textura tipo gel. Bom apetite 🙂

Por: Sofia A. Rodrigues, nutricionista

Valorize o seu tempo, proteja a sua saúde

Deixar uma resposta