Um Natal mais feliz e saudável

 

maca natal

 

Nos últimos anos a forma como as pessoas veem e vivem o Natal tem-se modificado, tornando uma festa religiosa num fenómeno cultural e comercial celebrado em todo o mundo. Associados ao consumismo natalício estão os excessos alimentares típicos da época, que não se restringem aos dias 24 e 25 de dezembro.

Para contrariar esta tendência, alguma famílias começaram a adotar um espírito natalício mais concordante com o significado tradicional da época: a celebração da natureza e da família.

Como o Natal é uma época de dádiva, aproveite para, em conjunto com a sua família ou amigos, fazer passeios e atividades ao ar livre, participar em ações de voluntariado ou solidariedade e, até, usar a imaginação e a criatividade para oferecer presentes feitos por si. Experimente também incluir as crianças nas preparações de Natal, quer seja na montagem do presépio ou na confeção de alguns pratos natalícios.

Junte-se a este movimento e faça do seu Natal uma época saudável e sã.

Siga as seguintes sugestões:

1) Torne as suas receitas mais saudáveis substituindo o leite meio-gordo/gordo por leite magro, as natas por natas magras, iogurtes naturais ou cremes vegetais de soja, coco ou arroz, 50% do açúcar por um adoçante como stevia ou xilitol ou adoçando com tâmaras, ameixas, figos secos, puré de maçã ou sumo de uva. Sempre que possível, opte por assar no forno em vez de fritar e reduza a quantidade de gordura e sal, aromatizando com ervas aromáticas e especiarias;

2) Reduza a quantidade de comida disponível à mesa: se a consoada de Natal é para 6 pessoas, não faz sentido fazer 20 rabanadas, 30 sonhos de abóbora, bolo-rei, bolo-rainha, aletria, arroz-doce, 15 azevias, 20 coscorões, bolo de chocolate, etc …

3) Não passe o dia inteiro a petiscar os frutos secos e a fruta desidratada/cristalizada. Sem perceber, vai ingerir uma quantidade absurda de calorias que rapidamente se vão refletir nos ponteiros da balança;

4) Se não resiste aos doces, selecione com critério os que vai comer. Faça opções!natal saudável

5) Não se esqueça da fruta, que é doce, saciante, cheia de fibra, vitaminas e minerais. Se fizer “salada de frutas”, não adicione açúcar, nem frutas em calda/lata;

6) Cuidado com as bebidas alcoólicas: são muito calóricas e fazem mal à sua saúde. Use e abuse da água, dos chás e das infusões de ervas;

7) Faça dos produtos hortícolas o seu acompanhamento de eleição (couves salteadas, esparregados, purés de vegetais, saldadas cruas). Não se esqueça da sopa!

8) Evite ficar à mesa o dia todo: saia após o almoço e aproveite para passear, saltar à corda, andar de bicicleta, correr, jogar ténis ou futebol…

9) Promova atividades ao ar livre e se o tempo estiver bom, vá até à praia ou a um jardim;

10) Distribua as “sobras” pela família (divida o “mal” pelas aldeias). Não deixe a mesa posta entre o Natal e o Ano Novo!

Por: Sofia A. Rodrigues, nutricionista

Presentes de Natal Deliciosos 1ª parte

Presentes de Natal – 2ª parte

 

Deixar uma resposta