Lanche energético pré-treino

bolinhas energéticasA alimentação ajustada às necessidades individuais é fundamental para manter um bom estado de saúde. Quem pratica atividade física sabe que a alimentação impacta diretamente no rendimento, na eficácia e na recuperação dos treinos. Uma das dúvidas mais comuns de quem pratica desporto é saber o que deve comer antes do treino.

Para que o seu corpo tenha energia suficiente para a realização da atividade física pretendida, 1 a 2 horas antes do treino, faça um lanche privilegiando alimentos ricos em hidratos de carbono complexos e de baixo índice glicémico. Assim, obterá uma libertação lenta de energia que lhe vai permitir ter um ótimo desempenho e uma menor fadiga muscular. Neste sentido, antes do treino, consuma fruta, cereais integrais (aveia, centeio, muesli, pão, …), compota (sem açúcar), frutos secos, bebidas vegetais de arroz, amêndoa ou avelã. Se não conseguir fazer um lanche deste tipo, 30 a 15 minutos antes da atividade, consuma alimentos cuja libertação de energia será mais rápida como, por exemplo, uma banana, um batido ou uma barra energética.

Bolinhas energéticas

Ingredientes:

  • 150 g de amendoim torrado sem sal;
  • 100 g de flocos de aveia;
  • 100 g de maçã ou banana desidratada (ao natural, sem aditivos);
  • 1 colher de sopa de geleia de milho;
  • 1 colher de chá de canela;
  • 1 colher de chá de gengibre em pó.

Preparação: Triture o amendoim durante cerca de 10 minutos ou até formar um creme. Misture os restantes ingredientes, envolvendo bem. Forme pequenas bolas e disponha-as num tabuleiro de forno. Leve ao forno previamente aquecido a 180 ºC durante 20 minutos (até dourar).

Nota: se tiver alergia ao amendoim, substitua por sementes de sésamo (ao natural ou em creme) ou por pistáchios (sem sal).

por: Sofia A. Rodrigues, nutricionista

Leia também: 

Pré-treino: o snack perfeito

Deixar uma resposta