Sem carne nem peixe – parte II

No seguimento da publicação anterior, deixo-vos algumas receitas que podem servir de inspiração para refeições sem carne nem peixe.

PUDIM DE LEGUMES E QUEIJO

Pudim de legumes e queixo
Ingredientes (4 doses)

1 ½ copo de leite de vaca ou bebida de soja/aveia/arroz
1 colher (sopa) de farinha de trigo (integral);
1 colher (sopa) de margarina;
2 cenouras cozidas e picadas;
1 pimento vermelho aos pedaços;
2 brócolos cortados em pedaços pequenos;
1 cebola picada;
150 g de queijo mozzarella;
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado;
3 ovos.

Preparação: misturar o leite com a farinha de trigo e aquecer em lume brando até formar uma papa. Retirar do lume e juntar a margarina, o queijo ralado, a mozzarella e os vegetais aos pedaços. Deixar arrefecer e juntar as gemas de ovo, mexendo muito bem. Bater as claras em castelo e incorporar no preparado anterior. Colocar tudo em tabuleiro de forno e assar durante cerca de 30 minutos / 180º C (máx.). Sirva quente ou frio com uma salada / legumes à escolha.

TOFU MEXIDO

Prato de tofu e cogumelos
Ingredientes (4 doses)

300 g de tofu
1 cebola média picada
2 dentes de alho ou um pedaço pequeno de gengibre fresco/ralado
200 g de cogumelos
200 g de alho francês
2 colheres de sopa de levedura de cerveja
sumo de 1 limão
Coentros frescos picados
½ colher de chá de açafrão
Azeite
sal ou gomásio a gosto
Preparação: coza as cenouras al dente (5 min, de preferência a vapor). Coloque o azeite numa frigideira e leve a lume brando com a cebola, o alho francês, os cogumelos e a corgete às rodelas finas. Adicionar o alho e juntar os brócolos e as cenouras (pedaços pequenos) e temperar a gosto.

Esmague o tofu com a mão ou com a ajuda de um garfo e junte ao preparado anterior. Tape a frigideira e deixe cozinhar durante 15 a 20 minutos. Verifique se é necessário juntar água (pode aproveitar a água da cozedura dos brócolos e dos cogumelos) e mexa ocasionalmente. Junte o sumo de limão, os coentros e a levedura de cerveja. Retifique os temperos e sirva quente.

Leia também  Preparar o corpo para o frio através dos alimentos

Nota: Esta receita pode ser feita com outros legumes como couve-flor, feijão-verde, grelos, pimentos, abóbora, entre outros.

HAMBURGUERES – SEM CARNE NEM PEIXE

Hamburguer vegana com lentilhas

Ingredientes (4 doses)

300 g de lentilhas verdes cozidas
2-3 dentes de alho
150 g de abóbora ou cenoura
200 g de brócolos
1 ovo inteiro
150 g de flocos de aveia
ervas aromáticas picadas finamente (coentros ou salsa ou cebolinho)
50 g de nozes ou amêndoas
Sal e pimenta a gosto
Preparação: triturar e misturar todos os ingredientes e, em seguida, formar os hambúrgueres. Coloque um pouco de azeite (30g) no fundo de um frigideira e frite os hambúrgueres, até alourarem de ambos os lados. Sirva quente com uma salada de tomate e pepino.

 

PATÊ DE GRÃO

Ingredientes (4 doses)

1 lata de grão-de-bico
½ cebola
1 dente de alho
sal a gosto
pimenta preta
1 molho de ervas aromáticas frescas a gosto (coentro, salsa, cebolinho,)
1 pimento vermelho grande
canela em pó
1 colher (sopa) de azeite
Preparação: deixe ferver, durante 5/7 minutos (pouca água) uma lata de grão-de-bico, meia cebola picada e o dente de alho. Escorra a água para outro recipiente e guarde. Triture o grão-de-bico, a cebola e o olho com a ajuda de uma varinha mágica, juntando um pouco da água da cozedura se for necessário, de forma a obter uma pasta com a consistência de um paté. Deixe a pasta arrefecer e em seguida tempere a gosto: sal fino, pimenta preta, ervas aromáticas frescas, pimento vermelho e canela. Acrescente um fio de azeite e mexa bem.

Esta pasta de grão (derivada do tradicional Hummus) é uma excelente e nutritiva alternativa à manteiga / margarina para barrar o pão.

 

FEIJOADA À PIRATA

Ingredientes (4 doses):

1 lata de feijão encarnado ou manteiga
1 frasco de salsichas de soja ou tofu
1 cebola
3 alhos franceses
1 lata de tomate aos pedaços
azeite q.b.
sal q.b.
louro q.b.
Preparação: coloque um fio de azeite (1 colher de sopa) no tacho. Parta os alhos franceses às rodelas, pique a cebola e coloque no tacho. Acrescente o louro, os alhos, a noz-moscada e a lata de tomate. Cubra com água e deixe cozer lentamente (30 minutos). Junte o feijão já escorrido e deixe apurar ao lume. Junte as salsichas às rodelas, polvilhe com coentros e ovo cozido. Sirva quente, preferencialmente com um cereal (arroz, quinoa ou couscous).

Leia também  Trufas energéticas (Cruas, sem forno)

 

OMELETA À ITALIANA

Ingredientes (4 doses)

2 colheres de chá de azeite
2 batatas cortadas em cubos
2 cebolas pequenas picadas
1 pimento vermelho aos cubos pequenos
100 g de cenoura ralada
Orégãos
4 ovos
4 claras
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
½ colher de chá de sal
Preparação: coza as batatas cortadas aos cubos, escorra e reserve. Coloque o azeite no fundo de uma frigideira e adicione a cebola picada, o pimento já cortado, a cenoura ralada e os oregãos. Junte ½ copo de água e deixe cozer cerca de 5 a 7 minutos ou até a cebola e o pimentão ficarem macios. Bata ligeiramente os ovos e adicione o queijo parmesão. Tempere com sal. Despeje a mistura de ovos sobre o preparado e cozinhe em lume brando. Quando a mistura começar a secar, levante um dos bordos com uma espátula e dobre a omeleta ao meio. Sirva quente.

Sugestão de acompanhamento: Puré de brócolos: Coza os brócolos (de preferência ao vapor) durante cerca de 7 – 9 minutos. Faça um puré e tempere com sal q.b. e uma colher de chá de azeite. Junte amêndoa torrada e sirva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *