Coaching nutricional, o que é?

O Coaching é a arte de facilitar o desenvolvimento e potencial que existe em cada pessoa para que ela consiga alcançar os objetivos que considera importantes e significativos! Uma sessão de coaching é uma conversa através da qual o coachee (cliente) toma consciência da sua realidade e encontra as resposta e os recursos necessários para alcançar os resultados que pretende.

Através do processo de coaching nutricional, o coachee adquire uma maior consciência sobre o seu comportamento alimentar, o modo como se alimenta, quais as emoções que estão associadas a esses comportamentos e de que forma é que esse modo de estar e viver a alimentação afeta a sua vida, o seu bem-estar e a sua saúde. Podemos afirmar que o coaching utiliza o diálogo como uma ferramenta que promove a mudança e possibilita a transformação. Assim sendo, todas as pessoas podem beneficiar com o coaching nutricional.

Incluído na consulta de Nutrição, O Coaching Nutricional tem especial sucesso e impacto nos seguintes casos:
  • Compulsão alimentar (comer de forma voraz e sem controlo na ausência de fome fisiológica ou ter uma espécie de vício que não se consegue controlar);
  • Falta de motivação / tentativas anteriores de emagrecimento sem sucesso (ex.: várias dietas, emagrece/engorda);
  • Fome emocional (vontade de comer como resposta emocional ao stress, ansiedade, raiva, frustração, tristeza…);
  • Todas as pessoas que teoricamente sabem como fazer uma alimentação mais saudável mas que tenham dificuldades em colocar esse conhecimento em prática.

4 thoughts on “Coaching nutricional, o que é?

  1. Madalena Maia says:

    Tenho excesso de peso e preciso emagrecer. Posso saber qual é a diferença entre esta abordagem e uma consulta de nutrição? Basta fazer só uma vez ou temos que ser seguidas como nas consultas? Obrigado, Madalena Maia

Deixar uma resposta