Cloud Bread de espinafres

Cloud Bread de espinafres

O cloud bread ou “pão nuvem” é um tipo de panqueca proteica que pode ser usado como o pão tradicional para fazer sanduíches/hambúrgueres, bases de pizzas, crepes, wraps, etc… (veja a receita do Cloud Bread original AQUI). Partindo da receita original, crie tantos cloud breads quanto a sua imaginação quiser. Experimentámos com espinafres e recomendamos!

Continue reading

Puré de abóbora

Puré de abóbora

A abóbora é a rainha do outono! Rica em hidratos de carbono, proteínas, fibra, cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio, vitamina A, C, E, entre outras. Tem ação antioxidante, atua na redução do apetite, protege o sistema cardiovascular e favorece a visão. É um alimento muito versátil, ótimo para sopas, estufados e doces.

Continue reading

Salada

Frascos de salada

A época da primavera / verão é propícia ao consumo de saladas e, à medida que o calor se vai instalando, as refeições tendem a ser mais ligeiras. As saladas podem servir de acompanhamento ou de prato principal e, na maior parte das vezes, constroem-se à medida da nossa imaginação.

Continue reading

Pasteis de Seitan

Pastéis de Seitan com maça

O seitan é uma alternativa vegetal à carne. É muito rico em proteínas, tem um reduzido teor de hidratos de carbono e é praticamente isento de gorduras. Faz-se a partir da farinha de trigo e, por isso, não está indicado para doentes celíacos ou intolerantes ao glúten. Constitui a base de alguns pratos vegetarianos e usa-se em empadões, massas, pastéis, assados, estufados, etc…

Continue reading

Prato de massa com vegetais

Massa com vegetais crocantes e pesto de amêndoa

As massas alimentícias são ricas em hidratos de carbono, fibras alimentares, vitaminas do complexo B e minerais como o potássio, fósforo e o magnésio. Os hidratos de carbono presentes nas massas (ex.: amido) fornecem energia às células que serve de motor para o funcionamento de todos os sistemas orgânicos. O consumo de massa, nas doses adequadas, contribui para a estabilidade do nível de açúcar no sangue (glicemia) o que diminui o apetite e favorece o bom humor e o bem estar ao longo do dia.

Continue reading

Receita tarta de batata doce

Tarte de Batata doce (sem açúcar/sem farinhas)

A batata doce é um tubérculo que pertence ao grupo dos hidratos de carbono. É muito rica em açúcares complexos, fibras dietéticas, vitaminas (E, A e C) e minerais (ferro, magnésio e potássio), carotenos e outros antioxidantes. É um alimento de baixo índice glicémico sendo, por isso, muito usado por atletas e desportistas. Na culinária é extremamente versátil e pode usar-se em pratos doces e salgados.

Continue reading

Prato con trigo-sarraceno

Trigo-Sarraceno com nozes

O trigo-sarraceno ou trigo-mourisco, devido ao seu nome e aspeto parece ser um cereal semelhante ao arroz ou triguilho mas, na realidade, é uma semente de um fruto que nasce em algumas plantas da família das Polygonaceae (planta similar às azedas das regiões do mediterrâneo). No Japão é conhecido como a célebre soba, sendo também muito comum na gastronomia polaca, israelita e russa onde é habitualmente consumido misturado com cogumelos.

Continue reading

Prato de bolinhas energéticas caseiras

Lanche energético pre-treino

A alimentação ajustada às necessidades individuais é fundamental para manter um bom estado de saúde. Quem pratica atividade física sabe que a alimentação impacta diretamente no rendimento, na eficácia e na recuperação dos treinos. Uma das dúvidas mais comuns de quem pratica desporto é saber o que deve comer antes do treino.

Continue reading