Chávena de chá de hibisco

Chà de hibisco e maça

As plantas medicinais contêm princípios ativos que, se usados com sabedoria, podem ajudar a tratar certas doenças e a reduzir os sintomas de outras. Estas plantas podem ser consumidas de diversas formas sendo uma das mais comuns, os chás e as infusões. Além das propriedades inerentes a cada planta, beber um chá ou uma infusão é quase sempre uma experiência única e agradável. Os chás e as infusões são bebidas versáteis que se adaptam ao gosto de cada pessoa e à estação do ano: quente e reconfortante no inverno, gelado e refrescante no verão.

Sempre que puder, opte por fazer estas bebidas com as folhas frescas ou secas de origem biológica ou certificada. Evite comprar as folhas de chá ou infusão embaladas em saquetas que, na maioria dos casos, têm muitos outros produtos adicionados. Além disso têm um aroma muito intenso mas pouco (ou nenhum) sabor.

Chá gelado de Hibisco e Maçã
3 colheres de sopa de hibisco seco
1,5 litro de água
1 pau de canela
1/2 litro de sumo de maçã (100%, sem açúcar adicionado)
3 raminhos de folhas de hortelã fresca
Ferva a água, retire do lume e junte o hibisco seco. Deixe em infusão durante 10 minutos e no final deste tempo, retire as ervas, coando o liquido para um jarro de vidro. Junte o sumo de maçã, o pau de canela e a hortelã. Coloque o jarro no frio até ficar bem fresco.

Propriedades medicinais: o hibisco, também conhecido como Rosa da China, tem ação diurética, laxativa, calmante e anti-hipertensiva. É rico em antioxidantes, favorecendo a boa saúde celular.

Chá gelado de Erva Príncipe e limão Cha principe
3 colheres de sopa de erva-principe
2 litros de água
1 limão partido à rodelas
Sumo de 1 limão
1 colher de chá de mel de flores de laranjeira
Ferva a água + a erva-príncipe durante 5 minutos. Retire do lume e deixe repousar 5 minutos. Coe a infusão, retirando todas as ervas. Coloque a infusão em um jarro de vidro, junte o mel, o sumo do limão e as rodelas de limão. Leve ao frigorífico durante até ficar bem fresco.

Propriedades medicinais: a erva-príncipe tem ação analgésica, antidepressiva e antibacteriana.