Cacau significa literalmente “o alimento dos deuses”! Por ser muito denso em nutrientes, o cacau é atualmente considerado um superalimento. É fonte de Magnésio, imprescindível para o bom funcionamento dos sistemas cardíaco, cerebral, digestivo e ósseo.
Categoria: Pequeno-almoço
O pequeno-almoço é uma refeição fundamental. Comê-lo adequadamente é um benefício para a saúde. Quando vamos dormir o corpo passa por uma longa noite de jejum, e quando acordamos, o cérebro que só trabalha com glicose reclama-a como combustível para poder funcionar.
Um pequeno-almoço equilibrado, variável e completo é a melhor forma de começar bem o dia. Proporciona-nos a energia e os nutrientes de que precisamos depois do jejum nocturno e permite-nos enfrentar com vitalidade as actividades do novo dia.
Pequeno-almoço – “energia”: sumo de laranja, cenoura e maçã
Sugestão: 1 sumo natural de laranja, cenoura e maçã + 2 fatias pequenas de pão de cereais e sementes + 1 fatia de fiambre de peru ou frango + tomate e alface
Pequeno-almoço “Vitalidade”: Batido de manga, banana e chia
As sementes de chia são muito densas em nutrientes sendo, por isso, consideradas um alimento funcional. Têm um teor elevado em ácidos caféico e clorogénico, ambos antioxidantes que atuam na prevenção do envelhecimento celular, de fibras que favorecem o trânsito intestinal e promovem a saciedade, de proteínas (principalmente lisina), ómega-3, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco, manganês e vitaminas do complexo B.
Já conhece o “Cloud Bread”?
O cloud bread ou “pão nuvem” é um tipo de pão ou panqueca proteica que está a fazer um enorme sucesso nas redes sociais. Não contém farinhas de qualquer espécie, é versátil e muito fácil de fazer. A receita original deste “pão” é feita com queijo mascarpone que tem cerca de 45 % de matéria gorda. Na minha receita, para fazer um cloud bread igualmente delicioso mas nutricionalmente mais equilibrado, o queijo mascarpone é substituído por queijo ricotta (M.G. 13%).
Preparar o corpo para o frio através dos alimentos
O sistema imunitário é a defesa do organismo contra diversos agentes infecciosos tais como vírus, bactérias, fungos, etc. Essa defesa dispõe de meios de proteção que atuam de forma estratificada ou hierárquica, proporcionando uma resposta adequada a cada tipo de “invasão”.
Pequeno-almoço de Rei
Existem inúmeros artigos nas mais diversas plataformas virtuais de informação que falam sobre a importância do pequeno-almoço, sendo quase consensual a afirmação de que esta é a refeição mais importante do dia para todas as faixas etárias. Um bom pequeno-almoço marca, positiva ou negativamente, o resto do dia e, por isso, convém que seja completo, variado e equilibrado. É aos alimentos que consumimos ao pequeno-almoço que vamos buscar a energia necessária para potenciar as nossas capacidades biológicas, motoras e cognitivas.