É suposto sermos felizes. Isso é verdade. Mas cuidado com a comida e a felicidade, especialmente com alguns alimentos.
O Bliss Point é o ponto ideal de várias sensações gustativas – pense em açúcar, sal e gordura – que o compelem a voltar para mais e mais de um determinado alimento.
As empresas alimentares gastam milhões de euros e muitas horas de investigação a tentar fazer com que os seus produtos criem um “Bliss Point” para que consumamos mais.
Origem do Bliss Point
O ponto de viragem é um conceito desenvolvido pelo psicólogo e investigador de mercado Howard Moskowitz. Licenciou-se em Harvard em 1969 com um doutoramento em psicologia experimental. Um dos primeiros projectos que ele abordou foi conseguir que os soldados do Exército dos EUA comessem as suas rações.
O Exército estava ciente de que os soldados cansavam-se muitas vezes das suas “refeições prontas a comer” das suas mochilas, comendo uma porção e deitando fora o resto. Isto significava que os soldados não recebiam as calorias de que necessitavam.
Perceberam que alguns alimentos acabavam por aborrecê-los, enquanto outros sentiam que nunca se fartavam.
Muitas pessoas apreciam e anseiam por sabores grandes e ousados, mas os seus cérebros deprimem o seu desejo se os consumirem em excesso.
Assim, o objectivo é encontrar a quantidade certa de sabores ou gostos. Se um alimento equilibra uma combinação de duas ou três partes de doçura, salinidade e gordura da forma correcta, continuaremos a voltar para mais. Essa combinação certa activa os centros de recompensa no nosso cérebro, dando-nos uma pequena dose de dopamina, que mantém o ciclo em andamento.
Isto é especialmente verdade no caso do açúcar, que é uma grande parte de muitos pontos de felicidade nos alimentos que compramos.
Como resistir aos Bliss Point
Algumas dicas sobre como resistir aos pontos de felicidade dos alimentos para que possa encontrar a sua própria felicidade.
1. 1. procurar o açúcar.
Encontrar açúcar na sua comida pode ser difícil, mas é importante. Ao reduzir o açúcar na sua dieta, tornar-se-á mais sensível a ele e a sua tolerância aos doces diminuirá.
2. procurar por novos sabores.
O sal e o açúcar são a combinação ideal para alcançar um ponto de felicidade, mas existem muitos outros sabores que o irão satisfazer e deixar satisfeito.
Saboreie os sabores azedos e amargos e a forma como aprecia o sal ou o açúcar deve começar a mudar, assim como o seu consumo.
3. Controlar as porções.
Isto é sempre o mais difícil, e é especialmente difícil com os alimentos que realmente enganam o cérebro. Podemos comer um saco inteiro de batatas fritas ou uma barra de chocolate inteira.
Se tiver um desejo, coloque a comida num prato pequeno, e quando acabar, o lanche está acabado. Não há mais.