Batatas fritas

¿O que é o Bliss Point?

É suposto sermos felizes. Isso é verdade. Mas cuidado com a comida e a felicidade, especialmente com alguns alimentos.

O Bliss Point é o ponto ideal de várias sensações gustativas – pense em açúcar, sal e gordura – que o compelem a voltar para mais e mais de um determinado alimento.

As empresas alimentares gastam milhões de euros e muitas horas de investigação a tentar fazer com que os seus produtos criem um “Bliss Point” para que consumamos mais.

Origem do Bliss Point

O ponto de viragem é um conceito desenvolvido pelo psicólogo e investigador de mercado Howard Moskowitz. Licenciou-se em Harvard em 1969 com um doutoramento em psicologia experimental. Um dos primeiros projectos que ele abordou foi conseguir que os soldados do Exército dos EUA comessem as suas rações.

O Exército estava ciente de que os soldados cansavam-se muitas vezes das suas “refeições prontas a comer” das suas mochilas, comendo uma porção e deitando fora o resto. Isto significava que os soldados não recebiam as calorias de que necessitavam.

Perceberam que alguns alimentos acabavam por aborrecê-los, enquanto outros sentiam que nunca se fartavam.

Muitas pessoas apreciam e anseiam por sabores grandes e ousados, mas os seus cérebros deprimem o seu desejo se os consumirem em excesso.

Bolachas de chocolate

Assim, o objectivo é encontrar a quantidade certa de sabores ou gostos. Se um alimento equilibra uma combinação de duas ou três partes de doçura, salinidade e gordura da forma correcta, continuaremos a voltar para mais. Essa combinação certa activa os centros de recompensa no nosso cérebro, dando-nos uma pequena dose de dopamina, que mantém o ciclo em andamento.

Isto é especialmente verdade no caso do açúcar, que é uma grande parte de muitos pontos de felicidade nos alimentos que compramos.

Leia também  Sem carne nem peixe - Parte 1

Como resistir aos Bliss Point

Algumas dicas sobre como resistir aos pontos de felicidade dos alimentos para que possa encontrar a sua própria felicidade.

1. 1. procurar o açúcar.

Encontrar açúcar na sua comida pode ser difícil, mas é importante. Ao reduzir o açúcar na sua dieta, tornar-se-á mais sensível a ele e a sua tolerância aos doces diminuirá.

2. procurar por novos sabores.

O sal e o açúcar são a combinação ideal para alcançar um ponto de felicidade, mas existem muitos outros sabores que o irão satisfazer e deixar satisfeito.

Saboreie os sabores azedos e amargos e a forma como aprecia o sal ou o açúcar deve começar a mudar, assim como o seu consumo.

3. Controlar as porções.

Isto é sempre o mais difícil, e é especialmente difícil com os alimentos que realmente enganam o cérebro. Podemos comer um saco inteiro de batatas fritas ou uma barra de chocolate inteira.

Se tiver um desejo, coloque a comida num prato pequeno, e quando acabar, o lanche está acabado. Não há mais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *