Frascos de salada

A época da primavera / verão é propícia ao consumo de saladas e, à medida que o calor se vai instalando, as refeições tendem a ser mais ligeiras.

As saladas podem servir de acompanhamento ou de prato principal e, na maior parte das vezes, constroem-se à medida da nossa imaginação.

Sabia que guardar uma salada em frascos de vidro aumenta o seu tempo de frescura e conservação? O truque para que a salada se mantenha fresca e crocante está na disposição das camadas dos ingredientes – os mais pesados em baixo, os mais leves e delicados em cima.

Cumpra estes requisitos e a sua salada será sempre um sucesso! Atreva-se a inovar e leve consigo um almoço super saudável quer esteja a trabalhar ou de férias!

1º passo – Prepare o molho/tempero (escolha uma das seguintes opções):


Vinagrete clássico:
1 colher de chá de vinagre de vinho tinto;1 colher de chá de mostarda (Dijon ou outra), 1 colher de café de pimenta preta, 1 colher de sopa de azeite extra-virgem, sal a gosto. Misture bem até obter um molho homogéneo.
Vinagrete balsâmico: igual ao molho de Vinagrete Clássico mas o vinagre de vinho tinto é substituído por 1 colher de chá de vinagre balsâmico.

Limongrete: siga a receita do Vinagrete clássico mas substitua o vinagre por 1 colher de sumo de limão.

2º passo – lavar e enxugar frascos de vidro

3º passo – escolher e preparar os ingredientes das saladas

4ª passo – colocar os ingredientes no frasco, seguindo a ordem:

a) molho vinagrete ou outro à escolha;
b) legumes mais pesados como cenouras, nabos, feijões, grão, lentilhas, cebola, …;
c) tomate, pimentos, milho, beterraba, brócolos, couve-flor, quiabos, fiambre de peru, quadrados de queijo, ovo cozido, atum, frango, salmão, filete de sardinha, …
d) espinafre, agrião, alface, coentros, salsa; e) frutos e sementes; f) massa ou quinoa ou arroz ou cuscus…

Notas adicionais:

  • Use frascos de vidro com a boca larga – mais fáceis para encher e lavar;
  • Use a imaginação para combinar várias espécies de vegetais de folhas verdes: espinafres, agrião, rúcula, folhas de couve de brócolos, alface, alface roxa, alface frisada, couve chinesa, folhas de beterraba, acelgas, endivías, etc.. (varie de acordo com a disponibilidade);
  • Use tomates inteiros e prefira os mais pequenos (tipo cherry ou chucha bebé).
  • Adapte as saladas às preferências de cada membro da família, se alguém não gosta de quinoa, substitua por arroz ou feijão;
  • Use, pelo menos, 5 ingredientes diferentes: a sua salada ficará mais rica e saborosa;
  • Não encha o frasco até ao topo: antes de consumir, agite de forma a misturar os ingredientes e para que o molho tempere bem toda a salada;
  • Se tem filhos / sobrinhos / filhos de amigos, peça-lhes ajuda: eles adoram encher os frascos e depois comer o resultado final;
  • Antes de colocar os ingredientes nos frascos, lembre-se que ambos devem estar muito bem lavados e secos;
  • Guarde o seu frasco de salada no frigorífico ou em lancheira térmica para prolongar a frescura da sua salada.